SMART

SMART

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ancestral de cavalos modernos viveu há 140 mil anos

O genoma mitocondrial, por não apresentar a "recombinação" de genes de pais e mães, permite ter uma visão mais precisa do relacionamento evolutivo dos seres vivos e mesmo daquele dentro de uma mesma espécie.

O estudo foi rigoroso, incluiu 83 genomas mitocondriais de cavalos actuais, da Ásia, Europa, Médio Oriente e Américas. Os autores defenderam na PNAS que “a agricultura e a domesticação animal foram passos fundamentais no desenvolvimento humano, contribuindo para o surgimento de povoações maiores, sociedades mais estratificadas e grandes civilizações"; aliás “o cavalo serviu como forma de prover comida, facilitar o transporte, e aperfeiçoar tácticas bélicas", disseram ainda. Os autores adiantaram ainda que pelo menos uma das domesticações aconteceu na Europa Ocidental, e terá sido provavelmente na Península ibérica.

A investigação revelou 18 grupos genéticos diferentes com as mesmas mutações e que partilhavam ancestrais. Os dados, poderão ser usados, por exemplo, para ajudar a determinar a pureza das raças.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cavalos de corrida

Turk, Darley Arabian e Godolphin Barb foram importados para a Grã-Bretanha desde do Oriente e norte de África entre 1689 e 1724. Cruzados com éguas Inglesas fortes, deram à luz crias com grande velocidade e resistência.
Existem diferentes categorias de cavalos de corrida, como a corrida a trote, corrida em frente, etc. O que se pretende nos cavalos de corrida é o equilíbrio e a velocidade, o carácter ou temperamento do animal fica em segundo plano.
Inicialmente, eram os donos que treinavam e corriam com os seus cavalos. Actualmente, os donos metem os cavalos à disposição dos treinadores que são quem preparam-nos para as corridas e mantêm-nos em boas condições para a competição. Também são encarregados de escolher as corridas mais adequadas em que cada cavalo deve competir, tendo em conta as suas habilidades. Em troca, recebem uma recompensa, que normalmente é uma percentagem do ganho.
Existem muitos factores que influenciam as corridas de cavalos. O principal factor (sem contar com os cavalos) é a condição dos cavaleiros e jóqueis profissionais. A altura recomendável é de um metro e meio, e a maioria são magros, com aproximadamente 48 kg.
As corridas de cavalos seguem um calendário que pode variar de país em país. Deve ser posto uma sela no cavalo e os jóqueis montam-nos, à vista dos espectadores. Uma vez montados, dirigem-se à linha de partida e esperam que estejam todos colocados para que se dê o sinal de partida. É aí que as portas abrem-se. As corridas, como qualquer outro desporto, causa muita especulação, e por isso são controladas por câmaras, para que depois se possa ver os tempos de cada cavalo. Para igual a competição, existe vários métodos que fazem com que a corrida fique mais renhida. É por isso que coloca-se barras de chumbo debaixo da sela, para igual as diferenças entre o peso pretendido e o peso do jóquei.
Cavalos de corrida

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mais Cavalos

Cavalos Andaluz
Cavalos Andaluz
O cavalo de puro-sangue Português e Espanhol é um cavalo de origens muito antigas, Neste artigo dispomos de muitas informações sobre os cavalos Andaluz.
Cavalos Appaloosas
Cavalos Appaloosas
Serve tanto para reprodução como também para competição já que possui um bom porte e é um animal muito vigoroso.
Cavalos Árabes
Cavalos Árabes
Os cavalos Árabes são os pais de todas as raças, e o sangue dos seus gloriosos antepassados corre nas veias de quase todas as raças de cavalos modernos. Vamos falar sobre esta mítica raça de cavalos.
Cavalos Berberes
Cavalos Berberes
Os seus detalhes físicos assemelham-se aos cavalos selvagens primitivos, contudo em termos físicos ele é bastante resistente.
Cavalos brancos
Cavalos brancos
O cavalo Camarquês tem este nome devido à sua região de origem no rio Ródano, enquanto que o Lippizzan deve o seu nome ao garanhão Esloveno que se encontrava em Lipizza, Eslovénia. Falemos sobre algumas raças de cavalos brancos.
Cavalos Bretão
Cavalos Bretão
O tamanho deste cavalo varia entre os 160 centímetros e os 150 centímetros. Dependendo do seu trabalho, o Bretão é utilizado tanto como transporte como para trabalho de campo.
Cavalos Brumby
Cavalos Brumby
A história do cavalo Brumby é bastante semelhante ao do Mustang. Estes cavalos descenderam dos cavalos que escaparam ou se perderam das colónias Europeias. Vamos falar um pouco sobre os Brumby
Cavalos Cabardinos
Cavalos Cabardinos
A pelagem do Cabardino é escura, pode variar entre o preto e o cinzento. Vamos falar dos cavalos Cabardinos.
Cavalos Clydesdales
Cavalos Clydesdales
É um animal que está sempre bem-disposto. A cor da sua pelagem varia em quaisquer tons escuros.
Cavalos Crioulos
Cavalos Crioulos
As características do cavalo Crioulo não são de todo homogéneas, pois nos distintos países do continente foi-se desenvolvendo de formas diversas. Vamos falar do cavalo Crioulo.
Cavalos Danish Warmblood
Cavalos Danish Warmblood
Assemelham-se um pouco à raça Puro-sangue Inglês tanto em termos de aspecto como em termos de aptidões.
Cavalos de puro-sangue Ingleses
Cavalos de puro-sangue Ingleses
Esta raça é bastante recente, comparada com outras raças como o Árabe ou o Andaluz. Vamos detalhar esta nova raça de cavalos.
Cavalos Falabellas
Cavalos Falabellas
Foi a própria família Falabella que baptizou este cavalo com o seu nome, isto na Argentina. São cavalos bastante inteligentes e queridos para os donos.
Cavalos Finlandeses
Cavalos Finlandeses
Apesar de ser um cavalo de porte leve, o cavalo Finlandês tem a força de qualquer cavalo com um porte mais pesado.
Cavalos Frederiksborg
Cavalos Frederiksborg
Este cavalo possui todas as qualidades que os antigos cavalos de carruagem tinham de ter. Força, resistência e um corpo robusto.
Cavalos Frísio
Cavalos Frísio
Apesar de não ser das raças mais belas que existem, é a mais trabalhadora e poderosa. São animais muito tranquilos e de carácter afável. Este artigo é dedicado aos Frísios.
Cavalos Galicenos
Cavalos Galicenos
Visto ser considerado um pónei, é um óptimo cavalo para iniciar as crianças e jovens no mundo da equitação, de forma a formar novos cavaleiros.
Cavalos Garranos
Cavalos Garranos
Hoje em dia podemos encontrá-lo em algumas serras como a do Gerês e em Trás-os-Montes, sendo um cavalo comum por essas zonas.
Cavalos Haflinger
Cavalos Haflinger
Foi originalmente utilizada esta raça como cavalo de carga e inclusive de tiro nas montanhas. Vamos falar da história e características do Haflinger.
Cavalos Holsteiners
Cavalos Holsteiners
O Holsteiner é uma raça de porte alto. A sua altura pode chegar aos 175 centímetros de altura, mas também é comum ver exemplares adultos com 20 centímetros a menos.
Cavalos Irish Hunter
Cavalos Irish Hunter
O seu próprio nome diz-nos a sua origem, Irlanda, e para que foi criado, pois “hunter” quer dizer “caçador”, pelo que ficamos a saber que foi criado originalmente para ser um cavalo de caça. Vamos falar dos diferentes tipos de cavalos Irish Hunter.
Cavalos Morgan
Cavalos Morgan
Este cavalo Americano foi criado para ser muito robusto, daí o seu grande porte. Vamos falar da raça Morgan.
Cavalos Mustang
Cavalos Mustang
A forma de vida destes cavalos era a seguinte: vivem em grupos de uma quinzena de exemplares, aproximadamente. Cada rebanho dispõe de éguas e potros, assim como jovens machos com menos de dois anos. Falamos claro dos cavalos Mustang.
Cavalos Oldenburg
Cavalos Oldenburg
Este cavalo é muito calmo, o que torna o treino bastante mais fácil. Ele galopa com uma grande elegância, fazendo as delícias de qualquer cavaleiro.
Cavalos Orlov Trotters
Cavalos Orlov Trotters
Trata-se de uma raça alta e com uma estrutura muscular muito bem definida. A combinação de várias raças “Trotter” fez com que ele ganhasse as qualidades de cada uma destas.
Cavalos Paint Horses
Cavalos Paint Horses
Paint Horse quer dizer “cavalo pintado”. Com isto, já podemos imaginar que a pelagem deste animal é peculiar. Vamos falar um pouco sobre o Paint Horse.
Cavalos Percheron
Cavalos Percheron
Os Percheron que conhecemos actualmente diferem um pouco do original, devido a cruzamentos que foram produzidos na Idade Média, com cavalos de raça pura Árabe. Vamos falar sobre esta belíssima raça.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A historia do Cavalo

Ficheiro:Gallop animated.gif


O cavalo (do latim caballu) é um mamífero hipomorfo, da ordem dos ungulados, uma das três subespécies modernas da espécieEquus ferus. A denominação para as fêmeas é égua, para os machos não castrados, garanhão e para os filhotes, potro. Esse grande ungulado é membro da mesma família dos asnos e das zebras, a dos equídeos. Todos os sete membros da família dos equídeos são do mesmo gênero, Equus, e podem relacionar-se e produzir híbridos, não férteis, como as mulas. Pertencem a ordem dosperissodáctilos, sendo por isso parentes dos rinocerontes e dos tapires, ou antas.
Esses animais dependem da velocidade para escapar de predadores. São animais sociais, que vivem em grupos liderados pormatriarcas. Os cavalos usam uma elaborada linguagem corporal para comunicar uns com os outros, a qual os humanos podem aprender a compreender para melhorar a comunicação com esses animais. Seu tempo de vida varia de 25 a 40 anos.
O cavalo teve, durante muito tempo, um papel importante no transporte; fosse como montaria, ou puxando uma carruagem, umacarroça, uma diligência, um bonde, etc.; também nos trabalhos agrícolas, como animal para a arar, etc. assim como comida. Até meados do século XX, exércitos usavam cavalos de forma intensa em guerras: soldados ainda chamam o grupo de máquinas que agora tomou o lugar dos cavalos no campo de batalha de "unidades de cavalaria", algumas vezes mantendo nomes tradicionais (Cavalo de Lord Strathcona, etc.)

Ficheiro:Biandintz eta zaldiak - modified2.jpg

Um velho ditado inglês diz a good horse is never a bad colour, o que significa, aproximadamente, que se o cavalo é bom, sua pelagem será necessariamente boa. Mesmo assim, existem muitas superstições associadas à pelagem do cavalo: os cavalos zainos são populares e tidos como constantes e dignos de confiança, enquanto que os negros são considerados bastante nervosos e pouco seguros. Os tordilhos têm a reputação de temperamentais e os alazões, de serem teimosos e excitáveis. Na realidade, há muito pouco de verdade em tudo isso, e existem cavalos nas mais diversas tonalidades, o suficiente para satisfazer a todos os gostos.
  • Zaino - é uma tonalidade rica e brilhante de castanho, aproximando-se da cor do mogno polido. Os cavalos zainos podem ter uma única tonalidade em todo o corpo ou podem ter crina, cauda e patas negras, quando são, então, propriamente descritos como zainos com pontos negros. Os cavalos dessa pelagem são tidos como muito espertos e são geralmente fortes e bem dispostos.
  • Zaino negro - varia de tonalidade desde o zaino até quase o negro e, se houver alguma dúvida quanto à sua pelagem, a melhor maneira de desfazê-la é através do exame de pelos curtos e finos encontrados no focinho. O zaino negro é tido como o cavalo ideal para shows, passeios e caçadas.
  • Negro - Apesar de ser atraente, muitas pessoas sentem-se predispostas contra ele por causa de sua fama de ser indigno de confiança. Outro motivo para a prevenção, possivelmente, reside no fato de os cavalos negros terem sido sempre usados nos funerais, antes do aparecimento do carro funerário motorizado.
  • Alazão - pode variar sua tonalidade entre uma extensa gama de tons castanho-avermelhados. O mais escuro possui um tom quase arroxeado, enquanto que o mais claro é brilhante, possuindo um profundo tom ouro-avermelhado. Os alazões normalmente possuem marcas de tonalidades diversas. Podem apresentar crina, cauda e pintas castanhas ou negras, ou ainda, ter crina e cauda cor de palha dourada.
  • Lobuno - esta é a tonalidade dos cavalos e asnos pré-históricos. Várias raças mantêm essa pelagem hoje em dia e ela pode ser muito atraente, especialmente se houver pontos negros. O lobuno-dourado possui um tom levemente puxado para o tom de areia, enquanto a pelagem do lobuno-azulado é uma espécie de preto lavado, empalidecido, lhe dando reflexos azulados. A maioria dos cavalos lobunos possui uma listra sobre o dorso.
  • Tordilho - pode possuir círculos de pelo negro pelo corpo, especialmente na parte traseira, dando-lhe o aspecto de um antigo cavalinho de balanço. Os tordilhos negros têm grande quantidade de pelo negro espalhado pelo corpo, geralmente escurecendo sua pelagem. Há tordilhos claros, nos quais o pelo branco predomina sobre o negro, produzindo um efeito quase totalmente branco.
  • Baio - o cavalo baio não é muito comum. Um bom baio deve apresentar cauda e crina pretas. Embora sejam atraentes, os baios, como acontece com animais de tonalidade pouco vibrante, não são muito indicados para a equitação em geral.
  • Rosilho - é o termo usado para denominar os animais com duas ou mais pelagens misturadas, que podem possuir diversas tonalidades dependendo da proporção dos vários pelos que as compõem. O rosilho avermelhado é constituído por pelo vermelho, amarelo e branco; o rosilho-azulado, por pêlo negro, amarelo e branco; o rosilho-alazão, por pelo castanho, amarelo e branco.
  • Overo - os cavalos oveiros podem ser do tipo piebald quando possuem pelo branco coberto por manchas negras grandes e irregulares; skewbald, se as manchas forem castanhas, escuras ou avermelhadas, sobre um fundo também branco; e add-coloured, caso as manchas de duas ou mais tonalidades estão presentes sobre o fundo branco. Os animais oveiros são muito procurados pelos circos.
  • Branco - os cavalos brancos podem ser tordilhos muito velhos, cuja pelagem tende a embranquecer com a idade, ou albinos, caso em que possuem olhos rosados e pele sem pigmentação. Os cavalos conhecidos como brancos são, de fato, tordilhos na maioria dos casos.
  • Palomino ou baio branco - os palominos têm uma coloração dourado-clara, não apresentam marcas em seu pelo e suas crinas e caudas são abundantes e soltas, quase brancas. A tonalidade varia de acordo com as estações do ano. A pelagem se torna mais clara, quase branca, durante o inverno, voltando a aparecer o tom dourado com o renascimento da pelagem de verão.
  • Pintado - os cavalos pintados spotted podem possuir manchas de qualquer tonalidade e dispostas da maneira mais variada possível. Como são raros, seu preço é muito alto.Leopardo-pintado é o termo dado ao animal que apresenta manchas negras e bem definidas, uniformemente espalhadas sobre um fundo branco.